quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Eu odeio o verão

Eu odeio o verão. Com todas as minhas forças. Chego a ter medo de ir à praia com esse sol. Tem dia que ele parece dizer "tenta pra você ver só, te frito todinha num segundo", e eu, com essa minha mania irremediável de acreditar, bem acredito nele.

Odeio essa minha 'branqueleza', mas me conformo com ela. E embora eu tente nos dias um pouco mais amenos, tatuar uma marca de biquini no meu corpo, a tatuagem de travesseiro na minha cara quase sempre ganha essa guerra de tatuadores de araque. Algumas vezes eu fico me olhando no espelho, tentando descobrir alguma forma nos vincos que se formam na minha bochecha, e posso dizer que meu travesseiro é um tatuador bem criativo.

Não que eu odeie praia, mas não gosto ao ponto de ir sozinha e não conheço muitas pessoas que gostem, para me acompanhar. E as que gostam, ou moram longe demais, não gostam o suficiente de mim para me buscar em casa. Então eu fico assim, se alguém me chamar eu até vou, mas se não chamarem eu não vou chorar.

Mas eu corro na praia. O ano todo, ou quase. (confesso que desde agosto estava tentando voltar, mas uns contratempos impediam). E resolvi voltar justo no verão. Por necessidade ou por excesso de peso, o que preferirem.

Porque eu não gosto tanto assim de correr, mas amo a endorfina. E se eu conseguisse ela comendo um bife gorduroso, emagrecendo e tonificando, eu juro que não corria nunca mais. Mas o tal do bife não está ajudando muito na minha forma, e se eu continuar só com ele, o resultado não vai ser tão agradável.

Disse verão né? Época da gente "adoro o verão", ou da raça que é um pouco pior, a "estou 20 kg acima do peso, mas vou começar a caminhar em dezembro pra ficar em forma para o verão", tavez só superadas pela raça "só passeio no verão".

Esse povo é uma mistura de sem noção com alegria que inevitavelmente me irrita.

Explico.

Moro próximo a 3 praias, vou explicar o termo "praia": extensão de areia e mar, o que não significa que essas sejam boas de se frequentar e é necessária uma boa dose de coragem pra entrar na água. Apesar das 3 serem um belo cartão postal.

Camburi - a única com um calçadão minimamente decente.

Praça dos Namorados/Desejos e Curva da Jurema (gente, a praia da Praça dos Namorados tem nome? Eu sempre chamei de Praia do Cocô, mas acredito que esse não seja o nome dela.) - com o pior calçadão EVER.

Então o que me resta é correr em Camburi, se eu quiser manter uma relação saudável com meus joelhos.

Que é a unica com um caçadão decente, como eu já disse.

O que faz esse povo que consegue ter 6 filhos da mesma idade achar que lá é o melhor lugar para eles brincarem com aquele skate dos infernos de duas rodas, ou aprenderem a andar de patins, ou fazer campeonato inter-familiar de biboquê...

Custava ir para o outro calçadão? Lá é legal também, só não é para o meu joelho, mas para a convenção dos "só saio de casa porque lá ta quente pra cacete" ele é até mais agradável...

Não, mas não basta sair de casa. Esse povo é pago para transformar o meu percurso numa corrida com obstáculos. Pular uma velha, contornar um remelento, gritar licença pra três gordos que impedem qualquer manobra realmente é a minha idéia de diversão. Melhora bastante quando a prefeitura resolve que show gospel de graça é uma boa idéia.

E se você resolve não desviar e distribuir suor nas blusas de poliéster tem que ver cara feia. Sendo logo em seguida castigada por Deus com chicotadas de cabelos cheios de Kolene.

Não tem como não odiar o verão quando se mora numa cidade litorânea povoada por gente que teve o cérebro molestado por alguma equação e até hoje tem trauma de voltar a pensar.

O que me resta é reclamar, levar minha bazuca para o calçadão e esperar por abril, quando a praia volta a ter só aquele povinho que a gente vê todo dia, que está ali com o mesmo intuito que eu, que sabe o seu lugar. Exceto os Lá-lé-lí-ló-lú patinadores e os skatistas. Mas o verão me faz até ter saudades da época que os meus únicos problemas eram eles.

Eu já disse que odeio o verão né? Ah, tá.

4 comentários:

Renata Schmitd disse...

faltou só falar das famílias de 15 membros que adoram andar de mãos dadas estilo-corrente, fazendo um mini arrastão e ocupando da linha dágua do mar até o início da subida do mestre álvaro. dos fiscais da prefeitura que param em rodinhas no meio do calçadão. da pipoca doce. da... do... esquece. dá raiva só de lembrar.

M. disse...

Cheiro de pipoca doce misturado com churrasco e churros é o que há... ¬¬

Presto disse...

agora que vi o outro comentário, sério que tem um filme assim? aha preciso ver! pois é não é, me sinto assim ( minha última namorada vai casar com um francês e se mudar para frança e viver feliz para sempre..rs n sei se é sorte, mas fico feliz por ela, e gostaria de algo assim rss) é acho que Amor tb não é para mim (no momento) mas n aprendo!! sou teimoso!

Bia disse...

Eu amo praia, mas confesso que no inverno fica mais divertido... mas isso é pq odeio axé, pagode e um monte de gente desconhecida querendo confraternizar só pq "é verão"...