domingo, 7 de novembro de 2010

Just like Groseries


Eu tenho um amigo famoso pelas suas meias palavras. Ele é um cara sincero, mas às vezes se esquece um pouco de que ser sincero não é desculpa para ser cruel , e acha que suas ‘tiradas sensacionais’ realmente servem para alguma coisa (umas sim, outras não). Provavelmente pensa nelas enquanto espera alguma onda, ou entre uma fuga ou outra de um relacionamento que ele não vai ter por medo de se comprometer.

Somos como água e vinho. Enquanto eu me entrego de corpo e alma em cada relacionamento fadado ao facasso, ele nem tenta, por medo de dar errado. "Vocês eram amigos, agora, nem isso. Não era melhor ser só amigo? Não deviam ter se envolvido". Não, não era, porque se fossemos só amigos, eu não teria vivido o que eu vivi, e apesar de ter acabado, prefiro, do que me conformar em só ser amiga pra sempre sem sentir o que eu senti.

Enquanto eu sofro a cada 2 semanas, ele passa e julga o mundo sem nunca fazer parte dele.

Enquanto eu sangro quase todo dia, o coração dele continua intacto. Ele tem medo de tentar, eu tenho medo de morrer sem ter tentado.

Enquanto eu sou passional até o extremo, de me arrepender segundos depois de algo que eu fiz por não pensar. Ele pensa, até demais.

Vai saber porque a gente ainda é amigo... Talvez justamente por isso...

Outro dia tivemos uma discussão por isso. Mais uma vez ele me veio com essas meias palavras, as quais, lógico, eu não entendi, porque meias palavras dão margem a - pelo menos - 468 interpretações, e eu fiquei louca. Ele lógico, no fim só respondeu. “Concordo, e te amo também”. Coisas que um Coala faria...

Mas depois me pediu para ver um filme, e pensar que em certo diálogo fosse ele falando comigo.

O filme era Comer, Rezar e Amar, e o diálogo era esse:


- Eu sei que se sente péssima. Mas sua vida está mudando. Isso não é ruim. Você está no lugar perfeito para isso, cercada de graça...

- Eu pensei que tinha superado ele. Mas eu o amo.

- Grande coisa. Então você se apaixonou por alguém...

- Eu realmente sinto falta dele...

- Então sinta falta dele. Mande a ele luz e amor sempre que pensar nele e pronto.
Se você pudesse abrir a cabeça e liberar todo esse espaço que usa para se obcecar por esse cara e seu casamento fracassado, você teria um vácuo com uma porta. E sabe o que o universo faria com essa porta? Entraria. Te encheria com mais amor do que você jamais sonhou. ‘Groseries’, acho que você tem a capacidade de algum dia amar o mundo todo.


No fim, além de entender exatamente o que ele quis me dizer - mas como sempre, não consegiuiu em duas palavras - eu percebi que só queria que ele na vida real, fosse capaz de conversar assim, diretamente. Não por metáforas ou meias palavras. Seria tão mais simples.... Quem sabe um dia ele aprenda. Ou eu aprenda...

Mas de qualquer forma, achei legal da parte dele, mesmo sem saber dizer, achar uma forma para que eu entendesse, que tudo o que eu preciso é me deixar encher de outras coisas boas, e dele achar que algum dia eu possa amar o mundo todo. Talvez eu realmente possa...

7 comentários:

P. disse...

Uma das partes do filme que eu peguei para mim e quase toda semana eu lembro.

M. disse...

É só o que podemos fazer não é?

E seguir em frente, ao lado de quem nos quer ver feliz...

Bia disse...

E quando é que conseguiremos nos equilibrar e não ser nem aquele que não pensa e se arrepende, nem aquele que se arrepende por pensar demais (sim, pq eles se arrependem, só não demonstram, tenho certeza!)?

Jean disse...

Que bom, vc entendeu. Mas como sempre, parcialmente.

Não neguinha, não tenho medo de relacionamentos, apenas não me apaixono toda vez que beijo alguém. Você está confundindo custo com valor. Vamos ao exemplo: "Enquanto eu sangro quase todo dia"... (Me ajuda aí né...)

Em suma, te adoro de paixão e sempre estarei aqui para você. Mesmo você sangrando, com piolho, banguela e outras mazelas desse naipe. Outra coisa, meias palavras é um tipo de charme, coisas que um Coala faria...

bJIM.

M. disse...

Bia, qdo vc conseguir me avise... rs

E Nego, eu tb não me apaixono toda vez que beijo alguém, quase, mas não sempre... É que fora as as noites alcoolizadas, se eu chego a beijar, é porque né, ali tem... Daí o alto índice de 'me fudi' nessa vida.
Questão de custo-valor realmente.

E te adoro também. Mesmo com meias palavras, mas não vou reclamar se você aumentar a dose de palavras inteiras (de preferência sentenças completas, grata)

E eu não tenho piolho, não sou banguela e vc conseguiu desvituar o 'sangro todo dia'... Coisas que um Coala faria.

Presto disse...

Acho que estou no limite em oq vc é e oq seu amigo é... não sei em qual parte fico, mas as duas personalidades são extremamentes ricas, concordo com ele e concordo contigo, só n consigo concordar comigo em concordar com os dois?! mas vou ver esse filme logo.. rs

M. disse...

Eu concordo com o que vc disse pq vc é doido e não se deve discordar de gente desparafusada... =)

Concorde com você menino... Não dói.