quarta-feira, 21 de julho de 2010

Entre aspas e livros...

Não sou de citações, eu sou uma pessoa de livro inteiro.

Eu desconfio do que leio, principalmente se não tem no fim, o número da página, edição e editora, mesmo se acho bonito, ou justamente por isso, e procuro saber se foi aquela pessoa mesmo que escreveu. Pode ser chatice, mas pra mim é não ser injusta. Não saio por ai propagando que "Solidão" é de Chico Buarque, sem procurar saber se é, e não é. Na verdade não acredito em quase nada que leio na internet. Uma frase em um livro homenageando Clarice Lispector tinha "sei que não começamos pelo começo, já era amor antes de ser", basta o livro se chamar Claricianas, para, na internet, a frase ser dela. Outro dia li um suposto poema de Fernando Pessoa "Encerrando ciclos" eu acho... onde dizia que precisávamos saber quando uma etapa chega ao final. Tinha a seguinte frase: "Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é." Apesar de bonito, no mundo que Fernando Pessoa escreveu "sacuda a poeira" eu sou a modelo mais bem paga do planeta aos 30 anos. Não precisou de muitos cliques, para saber que na verdade esse texto é de uma psicóloga colombiana, Sonia Hurtado. E ter lido, de verdade, um livro dele, pra saber que ele nunca escreveria dessa forma.

Escritores e poetas tem assinaturas em cada palavra. E as pessoas deveriam ter discernimento.

Basta ler de verdade para saber. E embora eu goste muito da vida online, nenhuma citação vai suprir a minha vontade de rabiscar um livro, de ler o fim dele antes pra não correr o perigo de morrer antes de saber como termina. E reler tudo, tempos depois, pra sentir tudo de novo, e diferente.

No entanto, por incrível que possa parecer, não estou possessa com isso, com pessoas que sequer tem o trabalho de saber se aquela citação é realmente daquele autor. Eu simplesmente continuo no meu canto, sendo uma pessoa de 200 páginas, enquanto a maioria se contenta em ser apenas 3 linhas entre duas aspas...

Nenhum comentário: